No Ritmo - Plágios

Depois de mais de um mês sem internet (de qualidade), aos poucos retornando as postagens no blog. Este No Ritmo trás um tema delicado no meio artístico, os famigerados Plágios! Sem seguir uma ordem cronológica, vamos lá...


A banda Coldplay foi acusada de plagiar a música "the songs i didn't write" da banda norte-americana Creaky Boards. Ironicamente, traduzindo o título da música supostamente plagiada, significa "as músicas que eu não escrevi". Pois é, definitivamente a música que eles não escreveram foi o grande sucesso Viva La Vida. O que você acha? Plágio?



Como se não bastasse, a música "Viva La Vida" foi acusada de ser plágio da música de Joe Satriani - If I Could Fly. Gente do céu...



Recentemente Kelly Clarkson foi acusada de plágio pela música "Already Gone", que dizem ser a batida igual a música "Halo" da Beyoncé. O que você acha?




O Cantor Goyte fez enorme sucesso com o hit " Somebody That I Used To Know". O caso é que Goyte fez um sample¹ da música de autoria do brasileiro Luiz Bonfá, intitulada "Seville" de 1967. Goyte não deu os devidos créditos, até ser devidamente acusado de plágio. Vamos ouvir?






¹ Sample. amostra, em inglês; refere-se a algum trecho ou fragmento obtido de algo maior, do qual fazia parte. É um termo genérico, usado nas mais diversas áreas, embora seja bastante conhecido para se referir, em música, a pequenos trechos sonoros recortados de obras ou gravações pontuais para posterior reutilização noutra obra musical, não necessariamente no mesmo contexto do original.
É estrangeiro "plagiando" brasileiro e brasileiro plagiando estrangeiro. Pois o NX Zero foi acusado de plagiar a música "Make Damn Sure" da banda Taking Back Sunday, com a música "Daqui pra frente". Será?









Lady Gaga já foi acusada várias vezes de plágio, desde a própria música até por elementos do clipe "Born this way". Primeiro, a música foi acusada de ser uma cópia de "Express Yourself"  da Madonna; depois que essa mesma música  "Born this way" é uma cópia da música "Be Happy" de um grupo de garotas coreanas, Girls' Generation.  A música de Gaga foi lançada em 2011, a de Madonna é de de 1989 e a Música das garotas coreanas é de 2011. Outra acusação de plágio diz respeito a algumas obras da artista francesa Orlan. terem sido usadas no clipe.














Plágio ou Coincidências Musicais?

Por trás do Bigodinho {



Bigode... característica do universo masculino. O bigode representava status, poder sócio-econômico na época dos Kaiser Germânicos, dos Czares Russos. O bigode representava a virilidade masculina.
Já crescimento excessivo de pelos nas mulheres chama-se hirsutismo. Durante o final do século 19 e início do século 20, mulheres nesta condição eram atrações em circos (nos conhecidos Freak Shows), sendo elas, estigmatizadas socialmente. 

É regra geral, mulher tem aversão a pelinhos! Hoje nos submetemos a vários procedimentos para exterminar qualquer vestígio deles. Laser, creme depilatório, linha, pinça, e há também aquelas que no desespero se rendem até ao prestobarba! 

Como se sabe, o ato de deixar o bigode crescer é essencialmente cultural, histórico, social. Alguns pelinhos no rosto podem significar inúmeras coisas e tornar-se símbolo de ideias, movimento, grupo de pessoas, ou tornar de símbolo de uma pessoa só. 


Bigodinho de Hitler, não era exatamente só de Hitler... Conhecido também como "bigode escovinha", "1/3" ou "selo postal" era moda na sua época. Mas ficou tão marcado com a figura do Hitler, que esse bigodinho ficou marcado! Assim como o de Chaplin, que associam apenas a caracterização sua de Hitler no filme "O grande ditador".





Hipster

/ Mas o tempo passa
 o mundo gira , o mundo é uma bola ...

E hoje, usar bigodinho é moda entre as meninas. Na verdade, já faz um tempinho que elas estão aí mostrando o bigodinho:




Nada contra essa modinha, assim como tantas outras modinhas são (ou se tornam) vazias de significado. Virando apenas, acessório da moda. 
Mas esse bigodinho que se tornou apenas modinha (pelo menos aqui no Brasil) tem sua história e significado, para quem ainda não sabe esse bigodinho, conhecido como "Moustache", surgiu em uma confraternização de  amigos lá na Austrália em 2003, o acordo entre eles foi deixar o bigode crescer até o dia do encontro, daí fariam uma brincadeira e escolheriam o melhor e o pior bigode. Afim de perpetuar este dia, criaram o movimento "movember" e incorporaram a ele um importante ideia:  o combate ao Câncer de Próstata. Veja o vídeo no qual um dos fundadores explica direitinho como surgiu esse "Bigodinho".



O bigode pode significar muitas coisas, desde uma causa (Combate ao Câncer de Próstata), um personagem histórico, lietrário, humorístico.... até pode não possuir significado algum, ser uma mera reprodução ( I <3 moustache diz a T-shirt). 

Em um cenário mais positivo, podemos dizer que as meninas "abraçaram" mesmo, à causa do Câncer de Próstata, utilizando o símbolo do bigodinho para alertar sobre a prevenção, tratamento do Câncer de próstata que atinge inúmeros homens.


O engajamento é tanto que esquecem de também alertar contra o Câncer de Mama. Não vejo muitas meninas por aí posando com inúmeros acessórios, camisetas, capinhas de iphones... estampados com o símbolo do Combate ao Câncer de Mama.






Que por trás da modinha exista uma conscientização!
Moustache e Rosa !