Bigode... característica do universo masculino. O bigode representava status, poder sócio-econômico na época dos Kaiser Germânicos, dos Czares Russos. O bigode representava a virilidade masculina.
Já crescimento excessivo de pelos nas mulheres chama-se hirsutismo. Durante o final do século 19 e início do século 20, mulheres nesta condição eram atrações em circos (nos conhecidos Freak Shows), sendo elas, estigmatizadas socialmente.
É regra geral, mulher tem aversão a pelinhos! Hoje nos submetemos a vários procedimentos para exterminar qualquer vestígio deles. Laser, creme depilatório, linha, pinça, e há também aquelas que no desespero se rendem até ao prestobarba!
Como se sabe, o ato de deixar o bigode crescer é essencialmente cultural, histórico, social. Alguns pelinhos no rosto podem significar inúmeras coisas e tornar-se símbolo de ideias, movimento, grupo de pessoas, ou tornar de símbolo de uma pessoa só.
Bigodinho de Hitler, não era exatamente só de Hitler... Conhecido também como "bigode escovinha", "1/3" ou "selo postal" era moda na sua época. Mas ficou tão marcado com a figura do Hitler, que esse bigodinho ficou marcado! Assim como o de Chaplin, que associam apenas a caracterização sua de Hitler no filme "O grande ditador".
Hipster |
/ Mas o tempo passa
o mundo gira , o mundo é uma bola ...
E hoje, usar bigodinho é moda entre as meninas. Na verdade, já faz um tempinho que elas estão aí mostrando o bigodinho:
Mas esse bigodinho que se tornou apenas modinha (pelo menos aqui no Brasil) tem sua história e significado, para quem ainda não sabe esse bigodinho, conhecido como "Moustache", surgiu em uma confraternização de amigos lá na Austrália em 2003, o acordo entre eles foi deixar o bigode crescer até o dia do encontro, daí fariam uma brincadeira e escolheriam o melhor e o pior bigode. Afim de perpetuar este dia, criaram o movimento "movember" e incorporaram a ele um importante ideia: o combate ao Câncer de Próstata. Veja o vídeo no qual um dos fundadores explica direitinho como surgiu esse "Bigodinho".
O bigode pode significar muitas coisas, desde uma causa (Combate ao Câncer de Próstata), um personagem histórico, lietrário, humorístico.... até pode não possuir significado algum, ser uma mera reprodução ( I <3 moustache diz a T-shirt).
Em um cenário mais positivo, podemos dizer que as meninas "abraçaram" mesmo, à causa do Câncer de Próstata, utilizando o símbolo do bigodinho para alertar sobre a prevenção, tratamento do Câncer de próstata que atinge inúmeros homens.
O engajamento é tanto que esquecem de também alertar contra o Câncer de Mama. Não vejo muitas meninas por aí posando com inúmeros acessórios, camisetas, capinhas de iphones... estampados com o símbolo do Combate ao Câncer de Mama.
Que por trás da modinha exista uma conscientização!
Moustache e Rosa !
Nenhum comentário:
Postar um comentário