Quem acha que a mulher-fruta nasceu do funk carioca está redondamente enganado! Uma coisa é certa, as mulheres-fruta do funk são advindas da "preferência" nacional por bumbuns e seios, mas não são as pioneiras no ramo do pomar e das saladas. As mulheres-fruta andam recheando atualmente as novelas globais, com a turma da Mulher Mangaba interpretada pela atriz Ellen Roche.
E agora voltando um "pouco" no tempo, entre as décadas de 30 e 50, uma peculiar figura luso-brasileira que usava esdrúxulos chapéus, e era conhecida como a "Cantora do It". Ops! Percebeu aí um termo que está bastante em evidência no mundo da moda e da mídia hoje em dia? Pois é, o pronome It, a partir da atuação da atriz Clara Bow (filme "It", 1927) passou a ter um significado peculiar e ser utilizado para significar um quê, um certo traço ou alguma coisa que fascina, encanta, atrai; charme, magnetismo. É o que hoje todas as
meninas ligadas à moda querem ser, uma it girl! E ela era sim considerada uma It, a Tico-tico no Fubá, Carmen Miranda!
A estamparia de frutas é fashion, é moda, símbolo do verão (não faço ideia de qual verão, rs)! Outra personalidade muito importante que viveu na época de Carmem, foi a dançarina, cantora e também atriz Josephine Baker (1906-1975). Ela participou da Resistência Francesa durante a Segunda Guerra Mundial e lutou contra o Racismo da época, ela também era uma MULHER-FRUTA! Com sua saia feita apenas com bananas, ela se apresentava pelo mundo, com uma performance que lembra o Funk Carioca, não acha?
E já que todo mundo diz que a maneira de se vestir de cada pessoa mostra muito a sua personalidade, ou pelo menos, diz muito do seu estado de espírito. Se você estiver se sentindo um tanto azeda, não é de se estranhar que você saia por aí com um top cheio de limões, não é? Ou estiver se sentindo meio Josephine Baker, porque não usa um roupa de bananas?
A seguir um vídeo de Carmen Miranda com a música "The Lady in the tutti-frutti hat" do filme musical The Gang's All Here (1943). Não deixe de assistir:
Nenhum comentário:
Postar um comentário