Nas garras da moda

O filme é "O Diabo veste Prada" (The Devil Wears Prada- 2006), o é diálogo entre a personagem Miranda Priestly (Meryl Streep) e Andy ( Anne Hathaway), no qual Andy é nocauteada pelo discurso da Miranda. A cena é a seguinte, Miranda e seus assistentes estão escolhendo o look para um ensaio fotográfico, quando se deparam com uma escolha "difícil" entre dois cintos com tons de azul diferentes. É nessa hora que a personagem de Anne Hathaway dá um "risinho".



"Miranda – Algo engraçado?
Andy – Não, nada. É que para mim estes dois cintos são iguais. Eu ainda estou aprendendo sobre esta coisa.
Miranda – Esta “coisa”? Ah, entendi. Você acha que isso não tem nada a ver com você. Você abre o seu guarda-roupa e pega, sei lá, um suéter azul todo embolado porque você está tentando dizer ao mundo que você é séria demais para se preocupar com o que vestir. Mas o que você não sabe é que esse suéter não é somente azul. Não é turquesa. É “sirilio”. E você também é cega para o fato de que em 2002 Oscar de la Renta fez uma coleção com vestidos somente nesse tom. E eu acho que foi Yves Saint Laurent, não foi? Que criou jaquetas militares em sirilio. Eu acho que precisamos de uma jaqueta aqui. E o sirilio começou a aparecer nas coleções de muitos estilistas. E logo chegou às lojas de departamentos. E acabou como um item de liquidação nessas lojinhas de beira de esquina. E foi assim que chegou a você. E sem dúvida esse azul representa milhões de dólares em incontáveis empregos. E é meio engraçado como você acha que fez uma escolha que te exclui da indústria da moda, quando, na verdade, você está usando um suéter que foi selecionado para você pelas pessoas nesta sala entre uma pilha de “coisas”. "



 Miranda sentencia, estamos presos inevitavelmente as garras da industria da moda. Mas a moda é tão fugaz, tudo deixa de ser moda muito rápido, e mesmo assim, estamos presos à ela. A não ser que façamos nossas próprias vestimentas. Mas até os tecidos que faríamos nossas próprias roupas estariam subjugados à industria da moda. A moda poderia se dizer divina, não é? rs



Em outro filme, bem mais antigo que O Diabo veste Prada, mas precisamente de 1966, A Elegante Polly Maggoo (Qui êtes-vous, Polly Maggoo?), nos traz uma forte crítica a indústria televisiva, quando um dos personagens, Grégoire diz " devemos escolher entre programação cultural e educacional pública, e uma TV baseada em ninharias?". Faz críticas direcionadas à moda, à realeza. Mas o que vem ao caso é um diálogo entre a Polly e o Grégoire. Polly é a modelo mais famosa de sua época, que saiu do EUA para Paris, e Grégoire trabalha na TV que está fazendo um programa  intitulado" Quem é Polly Maggoo?" Segue o diálogo:

"Polly: - Tudo tem sua moda: as ideias, o amor,até a guerra e a política.
Gregoire; -Uma coisa de cada vez. Moda é sobre dinheiro e decepção.
Polly: - A guerra também.
Gregoire: Estamos falando de você agora, tem algo que não percebe: está sendo usada. Como todas as mulheres.Eles te usam para enganar outras mulheres, deixando-as todas loucas durante esse processo."

Notaram que Polly confirmou que a Moda é sobre dinheiro e decepção? Usou como argumento que a guerra TAMBÉM é assim, e no caso, os povos fazem guerra, então podem fazer a moda. oO



Aqui, Polly Maggo utiliza um ideia do Filósofo Grego Heráclito de Éfeso: tudo muda, tudo flui, só o devir das coisas é que é permanente, por isso a moda seria também permanente.

Este filme teve grande influencia para o que é hoje a mais nova sensação da moda, as calças listradas e roupas em geral. Foi este filme deve ter inspirado o estilista Marc Jacobs.



Um programa infantil traduz de forma clara e sucinta o significado e a "necessidade" da moda. Quem aqui não lembra do Castelo Rá-tim-bum? Marcelo Tas fazendo um quadro chamado TELEKID, explica Porque a moda muda.






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