Os diferentes "Geisel"




Dois homens distintos que em comum só tem o nome e os óculos!



Mesmo para quem não gosta nem um pouco de História deve lembrar de um Presidente do Brasil que se chamava Geisel, né?  Para quem não se lembra, Ernesto Geisel foi Presidente do Brasil em 1974, e seu governo foi marcado, dentre outras coisas, pelo início de uma abertura política, visto que o mandato dele também fazia parte do período militar; a diminuição do rigor do regime militar, sem falar da extinção do AI-5 ( Ato Institucional número 5). Esse AI-5 dava poderes absolutos ao Presidente da República e suspendia várias garantias constitucionais, foi um decreto elaborado no Regime Militar (1964-1985).

O outro Geisel, foi Theodor Seuss Geisel, um escritor e cartunista norte-americano, conhecido como Dr. Seuss, escreveu (e desenhou )obras infantis memoráveis. Você pode até não conhecer o nome dele, mas com certeza já deve ter assistido alguma adaptação de sua obra. Duvida?

Reconhece algum?
Quem não se apaixonou pelo Horton e o mundo dos Quem (2008)? o Filme traz à luz uma discussão acerca do Universo e mostra através da personagem da mãe Canguru como encaramos a vida e o próprio universo. Em "O Grinch"(2000), saimos um pouco do clichê HOHOHO do velho Papai Noel Barbudo, mostrando outras relações (afetivas) no universo natalino, o real significado do Natal e como as pessoas percebem e vivem o Natal. (O Grinch ainda será tema de outra Postagem no Blog). Já Lorax (2012), ainda não assisti, portanto não falarei a respeito dele. 
Agora, me responda, percebeu alguma semelhança entre esses filmes? Os traços dos personagens, não é? 
Após assistir Horton e o mundo dos Quem, eu fiquei com a sensação de já ter visto os traços dos "Quem"
em algum lugar, pois já tinha bastante tempo desde quando eu assisti "O Grinch" (mesmo reprisando no período natalino na programação do SBT.) Então, ficou apenas uma sensação. Nunca fui cinéfila a ponto de procurar saber quem foi o produtor, o  roteirista e etc.  Mas foi depois de conhecer uma animação para televisão, chamada aqui  no Brasil de "O Gatola da Cartola Tem Tudo na Cachola", que intrigada com essa sensação fui buscar referências, foi quando descobri que todas essas obras são do Geisel, ou melhor, Dr. Seuss!  O título original é esse:
A animação, infelizmente não passa na TV Aberta, mas para quem tem TV a cabo é no Discovery Kids. Originalmente todas essas obras são adaptações de livros. Pois bem, fiquei encantada com o desenho, sou bastante criteriosa, alguns veem no desenho apenas simples entretenimento para as crianças, e até um "fica quieto", um "cala a boca", um "me deixa em paz" de alguns pais em relação a seus filhos.  Mas acredito ser, a animação um meio lúdico essencial para a formação humana. 
O que cativa na obra de Dr. Seus, além de suas histórias fantásticas e cheias de significados, é a maneira como ele escreve, em forma de versos. As adaptações carregam essa característica. O que é um grande problema para as traduções, mas felizmente o que temos em dublagem nos filmes e animações e de tradução dos livros, não deixou perder o encantamentos dos versos rimados do Dr. Seuss. 
O nome Geisel, que ambos possuem, significa em alemão "Refém". Pois é, todos os dois Geisel são reféns da própria História, cada um marcando um ponto importante na vida das pessoas. Sendo eternizados pelas suas obras, seja nacionalmente ou mundialmente.


Essa pulseira super cutty, os pingentes são as capas dos livros de Dr. Seuss. Achei super fofo e até gostaria de ter um também. A literatura infantil em acessórios femininos, essa moda eu adorei. ( Ops! Vai virar um tema de outra postagem!)
Abaixo a primeira adaptação animada do Horton e o Mundo dos Quem, de 1970, sem tradução para o português e com sutis traços do Dr. Seuss. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário