Pois bem, já escrevi outrora sobre estarmos presos a industria da moda, mas quando se tem consciência disso, não vejo mal algum. Muitas garotas estão comprando shorts, blusas, saias e em especial, calças listradas em preto e branco.
Acredito não ter sido a única a ter pensado nas seguintes imagens quando os fashionistas começaram a espalhar essa "nova" moda:
Uma imagem que provavelmente se lembraram é a do filme de Tim Burton: Os fantasmas se divertem ( título original: Beetlejuice, de 1988).
Vasculhando ainda mais a nossa cachola, lembraremos de uma "tribo urbana" que se autodenominavam de EMO, nome advindo do emocore (mistura de som pesado com letra romântica).
Ok, não necessariamente vocês devem ter se recordado dos irmãos metralhas, mas possivelmente lembrou das fardas de prisioneiros, que há muito tempo vem sendo caracterizada pelas listras pretas e brancas.
Não é bem uma novidade o uso do listrado, mas a forma como vai sendo visto o listrado e o uso dele é que se modificou ao longo do tempo.
Alguém sabe dizer o porquê que na literatura, em filmes e desenhos, os prisioneiros estão vestindo roupas listradas? Se você pegar um livro de História e abrir na parte em que conta a Segunda Guerra Mundial, verá que os prisioneiros judeus, gays, ciganos que ficavam em campos de concentração se vestiam assim também.
Campo de Concentração em Auschwitz
As listras nem sempre foram artigo da moda. Na verdade por muito tempo as listras foram utilizadas apenas pelos marginalizados da sociedade, incluindo os presos, doentes mentais, prostitutas e etc. Foi atribuida as listras, no período medieval, as vestimentos do Diabo. Foi mais ou menos na época do Iluminismo, que veio os ideias de liberdade, igualdade e fraternidade, que as listras passaram a ter outro significado. A bandeira da França, foi por assim dizer o ponta pé para essa mudança de paradigma. Mais adiante a bandeira dos EUA a partir da independência, ganhou liberdade e simbolizando isto, veio as listras na bandeira.
Nos perguntamos, como foi que as listras chegaram as passarelas da moda?
Falei da bandeira da França não foi? Então, o fardamento dos marinheiros franceses, afim de serem identificados, eram listrados, assim como a bandeira de sua pátria. Coco Chanel, grande estilista de sua época, resolve vestir um dos modelos de casaco desenhado para esses marinheiros. Pronto, a partir daí a moda começa a usar as listras.
Olha a imagem da esquerda, este modelo era para os marinheiros suportarem o frio e caso fosse necessário tirar a camisa rapidamente a gola oval facilitava.
Em 1966, o fotógrafo William Klein da Vogue Americana, produziu um filme em P&B brilhante em que usava e abusava das listras.
Talvez, como disse anteriormente o estilista Marc Jacobs tenha se inspirado nesse filme para trazer novamente as listras às passarelas.
Chegando até você, aspirante a It Girl!
Uau, adoreiiiiiiiiii.....
ResponderExcluirRealmente essa moda das listras é algo que me intriga também, mas não sabia de todo esse contexto: agora tudo faz sentido!
:)