No ritmo



Como até então falei muito mais de filmes, livros, arte com postagens fixas e até comentei sobre a moda, acho que faltava um espaço específico para a música. Não sou grande conhecedora dessa arte, assim como também não sou das outras, que já venho comentando. Não sei se vou conseguir transformá-la em uma postagem fixa. Mas tentarei, por enquanto fica esta postagem sobre Músicas de Protestos...
Depois de um hiato de manifestação pública, enfim o povo brasileiro decide sair novamente as ruas. Análises a parte, quando retrocedemos no tempo, podemos observar que a música teve grande influencia e importância nas diversas manifestações populares, tanto no âmbito nacional, quanto internacional. A começar pelos conhecidos "gritos de guerra", pequenas frases ritmadas e rimadas, que serve de motivador e impulsionador dos protestos nas ruas. Mas há também as músicas feitas pelos artistas já consagrados em seu tempo. Pensando nas manifestações de hoje, não havia encontrado nenhuma música atual, o que ecoava nas redes sociais e nas mais diversas passeatas, eram as músicas que fizeram parte de manifestações passadas. Que tal pararmos de "blá blá blá" e partirmos para o que interessa? 

Breve e condensada retrospectiva das Músicas Protestos (Nacionais)

Na década de 60, a repressão e a censura instauradas pelo regime militar deram origem a movimentos musicais que viam na música uma forma de criticar o governo e de chamar a população para lutar contra a ditadura. Os grandes nomes desse período foram Gilberto Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque, Geraldo Vandré, Raul Seixas, entre outros.












Nos anos 80 - 90, surgiu dos principais nomes do rock nacional, como Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Capital Inicial e Titãs, Barão Vermelho, Cazuza,Nação Zumbi, O Rappa, Planet Hemp, entre outros. 











E hoje?

A banda Scalene, a cantora Elza Soares e os cantores Leoni e Latino já dedicaram músicas a favor das manifestações recentes. 




Ok, Latino é sem comentários né? Mas ele fez, fazer o quê? rs








Nenhum comentário:

Postar um comentário