O que se conhece hoje de contos e lendas, em sua maioria, é devido aos esforços dos Irmãos Grimm em compilar essas diversas histórias ao longo do tempo. E foi os Grimm's que transformaram os contos originalmente adultos em contos infantis, para depois de várias décadas Walt Disney recriá-los em suas animações mais famosas.
Uma característica dos contos e lendas é, que sendo passados oralmente, vão sendo modelados e modificados de acordo com o público alvo, intenções, a cultura e obviamente com o tempo. Isso também acontece nas adaptações para o cinema. Na imagem a cima, podemos dividir em dois grupos de princesas,; as que mais se aproximam de nossa realidade, Tiana ( A princesa e o Sapo - 2009) e Rapunzel (Enrolados - 2010) pois possuem as características de principalmente da personalidade que muito reflete a nossa cultura contemporânea. Já Branca de Neve(1937) e a Bela Adormecida (1959), pertencem a um tempo anterior ao nosso, no qual o modelo de comportamento é mais polido.
De uns anos para cá, as produtoras americanas de filmes (Warner Bros, Paramout, Universal) vem fazendo novas adaptações dos clássicos contos de Charles Perrault (Os irmãos Grimm fizeram adaptações de vários contos de Perrault, a exemplo de Chapeuzinho Vermelho), chegando mais próximos dos contos 'originais', mostrando seu lado mais obscuro, mas não perdendo ainda o romantismo.
A cima: o filme " A garota da capa vermelha" (2011); Embaixo: à esquerda "Branca de Neve e o Caçador" (2012) e à direita "João e Maria - Caçadores de bruxas" (2013).
Talvez tenha sido o conto de Cinderela que mais teve adaptações cinematográficas, além do clássico animado da Disney, apareceu em diversas versões beeeeem romance teen. As versões a partir de 2004, contam com atriz e também cantoras pop, consagradas pelos adolescentes: Hillary Duff, Selena Gomez e Lucy Hale. A versão Para sempre Cinderela (1998) com Drew Barrymore é a mais tradicional, mas extremamente romantizada.
E para aumentar ainda mais esta lista de adaptações do conto da Cinderela, a Disney estará lançando em 2014 o live-action filme da Ciderella. Com Cate Blanchett (interprete da Rainha Elizabeth, do Bob Dylan), Lily James (da série Downton Abbey) e Richard Madden (da série Game of Thrones).
A Disney também produziu desenhos baseados em vários contos compilados pelos Irmãos Grimm, obviamente dando a eles um final feliz. Abaixo segue os desenho João e Maria da Disney.
Assista também:
E não é só em filme que encontramos referências aos contos, pois no clipe da Banda Alemã Rammstein, com a música Sonne, a Branca de Neve aparece com uma face nada boazinha.
Já Chico Buarque explora o universo fantásticos dos contos de fadas na música "João e Maria" de 1976.
E como não poderia deixar de faltar, existe o filme "Os irmãos Grimm" (2004), estrelado por Matt Damon (Wilhelm "Will" Grimm) e Heath Ledger (Jakob "Jake" Grimm), não é um filme biográfico, mas se tem uma ideia do universo dos contos em que os Irmãos estavam inseridos, fazendo várias alusões e misturas. Vale a pena ver.
Nenhum comentário:
Postar um comentário