Todo mundo já ouviu falar ou até já assistiu : Rebeldes, Malhação, Skins, Gossip Girl.
Sucessos no México, Brasil, Inglaterra, EUA. Alguns, vão além de seus países de origens e fazem muito sucesso também fora. As séries, retratam a mesma coisa, o universo adolescente. Dramas, drogas, amizades, namoro, sexo, festas, problemas emocionais, bulimia e vários temas que são vividos por vários adolescentes.
Como o título da postagem indica, o foco é a série brasileira ,Malhação. Lançada em 1995, seu cenário era uma academia que possui o mesmo nome que o título da novela. O que faz todo sentido, mesmo até que não chegasse a ser o nome da academia. Porém, depois de várias reformulações, como corridas de automóveis, ao vivo com o Mocotó em seu quarto (André Marques), a novela passou a ser ambientada em um colégio chamado múltipla escolha. Perde todo o significado do termo malhação. Desde então, a série permanece no colégio, com algumas cenas na casa ou trabalho dos personagens.
Malhação fez bastante sucesso e por muito tempo. O que não se vê mais hoje, ficando a pergunta do porquê? Por ser exibido por volta das 17h30min, Malhação retrata dos problemas juvenis de uma forma leve, o que chega a ser superficial. O grande problema em tratar superficialmente de assuntos tão importantes e constantes na vida dos jovens é que o objetivo da atuação (passar veracidade) não consegue ser atingido. É possível também que roteiristas, diretores e os atores não contribuam positivamente para nos passar essa veracidade característica de uma verdadeira atuação.
O que me leva a falar da série britânica Skins. Se Malhação segue na superficialidade dos dramas juvenis, Skins está na contramão. Vai a fundo e trata sem pudores o universo teen. Skins está atualmente em sua 7 temporada. O formato é diferente do de Malhação, pois a cada episódio Skins foca em um dos personagens, enquanto em Malhação a história de cada personagem são estendidas por toda a trama.
Assim como Malhação, a novela Rebeldes ( para quem não sabe a novela é originalmente argentina sob o título Rebelde way. Mas falarei me referindo a versão mexicana, que fez sucesso aqui no Brasil.) é ambientada em um colégio, o que difere de Malhação e que possivelmente foi o motivo de tanto sucesso: o o colégio é de classe alta, altíssima (rs), como também possui todo o encanto das fardas (sensuais, eu diria!), a parte musical da novela também leva uma multidão de fãs. Já notou, por exemplo que os EUA é um grande 'criador' de cantores juvenis e que esses cantores sempre, mas sempre fazem filmes de comédia romântica ou algo do tipo? Quer um clássico exemplo:
Pois não é que sai um pouco do tema. Enfim, o que eu quis dizer é que a fórmula latina para o público teen é grupos musicais, incluindo nascendo a partir de telenovelas.
Pois bem, Rebelde é estilo o Gossip Girl só que com banda musical e fardinha, mas que também explora esse universo da alta sociedade, enchendo de sonhos e fantasias e desejos o seu público alvo. Até o modelo de divulgação é semelhante. rs
Nenhum comentário:
Postar um comentário