"Gênero", será um post fixo, que tratará basicamente de Gêneros literários, com adaptações para a telinha (ou não). Para começar, escolhi o gênero: Distopia. É um gênero que anda na "moda", devido principalmente a adaptação ao cinema do livro de Suzanne Collins, intitulado ‘Jogos Vorazes’ (The Hunger Games), de 2008.
Distopia, como todo mundo já deve ter sacado, é o inverso da Utopia. Enquanto as obras utópicas tem como característica principal uma sociedade, governo, um mundo completamente ideal e perfeito; as obras distópicas narram os piores cenários possíveis para nossa sociedade. Em geral são governos totalitários, repressores, a tecnologia é utilizada para corroborar com o sistema opressor.
Cito as obras mais recentes, (não li ainda, e é bem possível que continue sem ler. rs): Jogos Vorazes, de Suzanne Collins; Delírio, de Lauren Oliver; Estilhaça-me, Tahereh Mafi (é uma versão da Vampira do X-men?); Feios, de Scott Westerfeld; Divergente, de Veronica Roth; A seleção, de Kiera Cass. Pelo que vi, a maioria, senão todos, tem as seguintes características: personagem principal bastante jovem (entre 16 -18 anos), maior foco no romance e são trilogias. (sem falar que as capas são parecidas. Nada demais!)
Ok, são vários os livros distópicos. Para quem nunca teve contato com o gênero. eis dois livros clássicos que indico: 1984, de George Orwell e Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley; V de Vingança, de Alan Moore e david Lloyd; Minority Report, de Philip K. Dick de 1956; Laranja Mecânica, Anthony Burgess de 1962. São livros fantásticos, o de Huxley é mais "fácil" de ler. O livro de George Orwell possui uma adaptação para cinema. Já a obra de Huxley, é bastante utilizada na música como referência; quem não escutou o "Admirável Chip Novo" de Pitty e "Admirável Gado Novo" de Zé Ramalho? Ou o filme documentário "Filhos de João - admirável mundo novo baiano" de 2009. O V de Vingança, HQ ganhou versão cinematográfica também, bem como Minority Report e Laranja Mecânica.
Filmes distópicos, existem aos montes. Então vai algumas indicações clássicas também:
- Minority Report; Dirigido por Steven Spielberg, de 2002.
- A Trilogia Matrix, dirigido pelos irmãos Wachowski de 1999.
-Laranja Mecânica ;dirigido por Stanley Kubrick de 1971.
- Blade Runner; Dirigido por Ridley Scott de 1982.
-Metrópolis; Dirigido por Fritz Lang, de 1927.
Além de filmes e livros, temos também Animes distópicos. Super indico o anime "Ergo Proxy" de 2006. É um anime denso e bem complexo, então aconselho pegar um dia inteiro para assistir aos 23 episódios ininterruptos. (Ok, pausa para ir ao banheiro). Você se apaixona pela personagem Pino.E para quem curte filosofia (como eu!) é um prato cheio de referências e de muita reflexão. O episódio 19, nos relembra o filme da disney, Uma Cilada para Roger Rabbit.
O anime é ambientado pós-mundo apocalíptico,em que um desastre ambiental tornou a terra inabitável, levando os humanos a viverem em cidades dentro de domos. A tecnologia é altamente desenvolvida e cada ser humano possui um robô (autoreivs) para acompanhá-lo (forma que o governo encontrou para controlar a população). E paro por aqui, rs. Você tem que asssistir!
Se gostar de Evanescence, ao ver Re-l Mayer (personagem principal) logo se lembrará de Amy Lee.
Tem como trilha sonora uma banda que adoro, com a música Paranoid Android da banda Radiohead. E uma banda japonesa de pop/rock bem legal que conheci através do anime, MONORAL, com a música "Kiri".
Kiri - Monoral
Paranoid Android - Radiohead
Tem muito para falar sobre esse anime, mas aos poucos eu vou apresentando ele. Por enquanto fica a dica de um anime distópico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário