Comentaristas da Moda e Professor de Cursinho Pré-vestibular

Foto:Divulgação*
Já bisbilhotei incontáveis sites e blogs destinados a nos manter informados sobre o universo da moda, nos ensinando como combinar cores, roupas, sapatos, bolsas, como fazer maquiagem, dando dicas para você estar na moda.
E durante esta minha passagem por estes comentaristas da moda, percebi que são todos iguais, dos mais famosos àqueles anônimos aspirantes. Utilizam os mesmo jargões como "isso não pode ficar fora do seu guarda-roupa", "é uma febre aquilo", "abuse", "aposte", "é tendência" e outros mais que agora não me recordo.  Utilzando palavras cujo efeito é simplesmente pra ser algo impactante, mas quando você, vendo sempre o mais do mesmo, esta formulazinha não funciona.


Muita gente deve ter passado por algum tipo de curso preparatório para concursos, especialmente o concurso chamado VESTIBULAR. Pois bem, a corrida para passar no vestibular e o modelo de prova realizado, fez com que professores se adaptassem as exigências impostas pelo concurso, priorizando matérias, assuntos e etc.Mas ao meu ver, isso fez piorar na questão de aquisição e compreensão do conhecimento. E agora falarei especialmente do Professor de Redação! Acredito que tenha sido o pior tipo de professor gerado a partir do modelo de prova do vestibular, pois agora eles nos ensinam a "como fazer a redação do enem" por exemplo, o que funciona e o que não funciona na elaboração do seu texto para este modelo de avaliação. O que isso significa? Significa que ela vai te ensinar como fazer uma REDAÇÃO ALEGORIA, com introduções impactantes, cheias de dados e estatística que você nem tem certeza até da existência delas, mas que vai dar "credibilidade" ao seu texto; com desenvolvimentos cheio de clichês que o professor já te ensina previamente. 
Eu tive um professor assim. E só me dei conta disso, ao ler alguns textos que são compartilhados pelas redes sociais,em geral, textos que "lutam" por um causa 'maior', e textos de sites e blogs relacionados à moda. Parece que minha geração e a geração que está se criando agora, imbuídos por este "esquema vestibular", absorvemos para nossas vidas. Poderia dizer que isto já faz parte da nossa cultura, desenvolver discursos dentro de uma padronagem pré-definida. O que eu quero dizer com isso tudo é que, falta-lhes criatividade,ousadia, originalidade em abordar os temas.

É o que acontece com esses blogs e sites de moda, se você for olhar bem, os textos que falam por exemplo da moda listrada P&B, são todos iguais, falam que é febre, que todo mundo usa, fica nesse blá blá blá, para dizer que normalmente se usa com peças das cores da calça mesmo (preta e branca) ou com as cores mais chamativas, amarelo, vermelho e etc. E que todo mundo ama,você não pode deixar de ter também, o seu look vai ser sensacional e toda aquela babação.

Ok, até já enjoei desse post. Por aqui encerro. 

* O artista italiano AleXsandro Palombo transforma em desenho "Os simpsons" as editoras de moda Suzy Menkes, Anna Wintour, Hilary Alexander e Grace Coddington.

Nenhum comentário:

Postar um comentário